Histórico e Perfil

Criada em 30 de outubro de 2009 para atender a demanda da indústria petrolífera, a OSX é uma companhia brasileira, de capital aberto com ações ordinárias que passaram a ser negociadas no Novo Mercado da BM&FBovespa em 22 de março de 2010 sob o código OSXB3. Conta dentro do seu portfólio, com a estratégica área de seu estaleiro dentro do Superporto do Açu, na Bacia de Campos. Veja maiores detalhes dentro da aba "Unidade de Negócios".

A Companhia foi responsável pela operação e manutenção das unidades fretadas da Companhia; FPSO OSX-1 e OSX-3, onde operou as plataformas, ambas para a empresa OGX Petróleo e Gás.

Durante o segundo semestre de 2013, enfrentou um agravamento da sua situação financeira, incluindo o cancelamento de encomendas de unidades, que seriam construídas tanto na Unidade de Construção Naval do Açu ("UCN Açu") quanto em estaleiros contratados, e o cancelamento de contratos de afretamento e operação e manutenção de FPSOs e WHPs. Desde então, a OSX vem estudando, dentre outras iniciativas, potenciais combinações empresariais, com intuito de gerar maior valor para seus acionistas. Devido a essa situação conjuntural, que impedia a Companhia de honrar o pagamento de obrigações vencidas e com vencimento no curto prazo, a OSX ajuizou, em 11 de novembro de 2013, na Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, pedido de recuperação judicial, em conjunto com suas controladas, OSX Construção Naval S.A. e OSX Serviços Operacionais Ltda.

A Administração entendeu que, diante dos desafios decorrentes da situação econômico-financeira da Companhia, tal medida era a mais adequada, para assegurar a preservação do interesse dos acionistas, dos trabalhadores e dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade. No dia 16 de maio de 2014, a Companhia e suas subsidiárias OSX Construção Naval S.A. e OSX Serviços Operacionais Ltda. apresentaram os respectivos Planos de Recuperação Judicial perante o Juízo da 3ª Vara Empresarial da Comarca do Rio de Janeiro.