Conselho, Diretoria e Comitê

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da OSX Brasil S.A. é um órgão de deliberação colegiada, que, segundo o Estatuto Social da Companhia deverá ser composto de, no mínimo, 5 (cinco) e, no máximo, 11 (onze) membros, todos com mandato unificado de um ano.

Dentre outras atribuições, cabe ao Conselho de Administração:

  • Estabelecer os objetivos, a política e a orientação geral dos negócios da Companhia;
  • Nomear e destituir os Diretores da Companhia, fixando-lhes atribuições;
  • Fiscalizar a gestão dos Diretores;
  • Manifestar-se previamente sobre o Relatório da Administração, as contas da Diretoria e as demonstrações financeiras do exercício; manifestar-se previamente sobre o Relatório da Administração, as contas da Diretoria e as demonstrações financeiras do exercício;
  • Manifestar-se a respeito de qualquer oferta pública de aquisição de ações que tenha por objeto as ações de emissão da Companhia, por meio de parecer prévio fundamentado, divulgado em até 15 (quinze) dias da publicação do edital da oferta pública de aquisição de ações.
  • Como previsto na Política de Governança Corporativa da Companhia, o Conselho de Administração deve, ainda, zelar pelas transações que envolvam partes relacionadas.

A OSX Brasil S.A. reconhece o valor das boas práticas de Governança Corporativa e se empenha, constantemente, em aprimorá-las, atuando ativamente na realização de reuniões com investidores, manutenção de discussões junto aos seus stakeholders, incentivo à participação de seus acionistas nas Assembleias Gerais.
De acordo com o Regulamento do Novo Mercado, os membros do Conselho de Administração deverão subscrever, previamente à sua investidura no cargo, Termo de Anuência dos administradores ao Regulamento do Novo Mercado e às regras da Câmara de Arbitragem da BM&FBOVESPA.

Conselheiro de Administração Cargo
Paulo Narcélio Simões Amaral Presidente do Conselho
Sr. Paulo Narcélio Simões Amaral juntou-se a OGX em setembro de 2013, e exerce atualmente o cargo de Diretor Presidente. O sr. Paulo é economista graduado pela UERJ, e possui MBA em Finanças pelo IBMEC. Além disso, possui extensão em Administração de Empresas pela FGV, e cursos de educação executiva em Finanças e Marketing em Wharton (EUA), Advanced Management Program em INSEAD (França) e Venture Capital em Berkeley (EUA). Anteriormente, o Sr. Paulo ocupou cargo de Diretor Financeiro na Locaweb, na Spring Wireless, no Grupo Folha de São Paulo (Universo Online S.A. e Empresa Folha da Manhã S.A.) e foi membro do Conselho de Administração do Jornal Valor Econômico. Também foi CFO na Brasil Telecom, Pegasus Telecom, TIM Nordeste, Tele Centro Oeste Celular, e Diretor de Structured Finance no Banco Inter-Atlântico.
Eduardo Meira Farina Vice-Presidente do Conselho
Graduado em Finanças pela University of Bridgeport, CT, EUA, com cursos de especialização em gestão pela FGV e Fundação Dom Cabral, Eduardo atuou em bancos de investimento na área de Fusões e Aquisições, como Garantia e Socimer. Ocupou funções gerenciais de empresas dos ramos de alimentos (Pizza Hut) e mais recentemente, em cargos diretivos no setor imobiliário (Iron House-Grupo Cornélio Brennand e Design Resorts, Portugal). Eduardo Farina atuou ainda no setor de turismo, como diretor de entidades do terceiro setor e como Superintendente de Investimentos no Governo do Estado da Bahia. No total, possui mais de 30 anos de experiência profissional.
Gunnar Gonzalez Pimentel Conselheiro
Graduado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Possui mestrado em Economia pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC-RJ). Administrador de Carteiras credenciado pela Comissão de Valores Mobiliários. Possui mais de 20 anos de experiência comprovada no Mercado Financeiro e de Capitais como gestor de investimentos e estruturação de projetos. Antes de fazer parte do Grupo EBX no início de 2013 como gerente financeiro de planejamento e análise (FP&A) na OSX, foi operador sênior de mercado financeiro e chefe de Derivativos& Equity no Citibank.
Eduardo Georges Chehab Conselheiro Independente
Graduado em Engenharia Civil, com pós graduação em Administração de Empresas pela FGV/CEAG e possui MBA pelo INSPER. É Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa-IBGC. Atua desde 2011 atuando como conselheiro consultivo, fiscal e de administração, consultor para melhoria da gestão financeira e de implantação de governança corporativa em empresas familiares. Membro do Conselho Fiscal do Banco do Brasil, indicado pela Previ, e da Petrobras Biocombustível. Experiência de 30 anos no mercado financeiro, tendo sendo responsável pelo desenvolvimento do escore de governança corporativa da Standard & Poor‘s no Brasil. Foi diretor da área de ratings e participou de comitês locais e internacionais. Anteriormente foi diretor adjunto de crédito do Banco ABN AMRO Real. Professor convidado em cursos de pós-graduação e MBA em Finanças organizados pelo IBMEC-Rio, Fundação Dom Cabral e B.I. International.
Pedro de Moraes Borba Conselheiro
Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio de Janeiro e Pós Graduado em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas/RJ. Ocupou o cargo de Diretor Jurídico da EBX Holding Ltda. Trabalhou no Grupo EBX durante 13 anos, atuando em diversos assuntos ligados à área de infraestrutura, notadamente na área de logística e mineração. Ocupou também o cargo de conselheiro de administração nas companhias EBX Brasil S.A. e Centennial Asset Participações Açu S.A., ambas do Grupo EBX.
Rogério Alves de Freitas Conselheiro
Graduado em Engenharia de Produção em 1998 pela PUC-Rio. Em 2005, concluiu o curso de Direito Societário e Mercado de Capitais integrante do programa de pós graduação da Fundação Getúlio Vargas e, em 1999 cursou o programa executivo em asset management na Leonard N. Stern School of Business na New York University. Rogério é Sócio-fundador e Diretor responsável pela Gestão de Recursos da Teórica Investimentos, construiu a maior parte da sua carreira profissional no Opportunity Asset Management, onde ingressou como trainee em 1996. Em 2000 se tornou gestor da família Multimercados do Opportunity Asset Management, foi co-gestor responsável por todas as operações de renda fixa nos fundos de renda fixa, multimercados e fundos off-shore do Opportunity. Foi também responsável pelo Middle Office e pela Área de Risco do Opportunity Asset Management, tendo atuado na área de análise de empresas. Antes de fundar a Teórica Investimentos, Rogério Freitas foi gestor responsável pelas operações de renda fixa da GAP Asset Management em 2004.

Diretoria Executiva

Os Diretores da OSX Brasil S.A. são os seus representantes legais, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da Companhia e pela implementação das políticas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Administração. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, os diretores da Companhia devem ser residentes no país, podendo ser acionista ou não. Além disso, até, no máximo, um terço dos membros do Conselho de Administração poderão ocupar cargo na Diretoria.

Os Diretores são eleitos pelo Conselho de Administração da Companhia com mandato de um ano, sendo permitida a reeleição. O Estatuto Social da Companhia estabelece que sua diretoria seja composta de, no mínimo, 2 (dois) e, no máximo, 9 (nove) membros, dos quais poderão ser designados um Diretor Presidente, um Diretor Financeiro, um Diretor de Operações, um Diretor de Engenharia, Fretamento e Desenvolvimento, um Diretor de Construção Naval e um Diretor Jurídico, e os demais Diretores terão a designação indicada pelo Conselho de Administração à época de sua eleição. Atualmente, a diretoria da OSX Brasil S.A. é composta de 2 (dois) membros.

De acordo com o Regulamento do Novo Mercado, os diretores deverão subscrever, previamente à sua investidura no cargo, Termo de Anuência dos administradores ao Regulamento do Novo Mercado e às regras da Câmara de Arbitragem da BM&FBOVESPA.

Diretores Cargo
Eduardo Meira Farina Diretor Presidente

Graduado em Finanças pela University of Bridgeport, CT, EUA, com cursos de especialização em gestão pela FGV e Fundação Dom Cabral, Eduardo atuou em bancos de investimento na área de Fusões e Aquisições, como Garantia e Socimer. Ocupou funções gerenciais de empresas dos ramos de alimentos (Pizza Hut) e mais recentemente, em cargos diretivos no setor imobiliário (Iron House-Grupo Cornélio Brennand e Design Resorts, Portugal). Eduardo Farina atuou ainda no setor de turismo, como diretor de entidades do terceiro setor e como Superintendente de Investimentos no Governo do Estado da Bahia. No total, possui mais de 30 anos de experiência profissional.

Mauro Lucio Abreu de Lima Diretor Financeiro e de Relação com Investidores

Formação em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, com pós-graduação em Gestão Tributária, Gestão Financeira e Mercado Internacional. Além disso, possui experiência no setor financeiro e de engenharia e construção, onde trabalhou nas áreas de finanças e investimentos. Mauro de Lima trabalhou como Vice-Presidente Kieppe Investimentos, Diretor Financeiro do Banco Mercantil e Diretor Financeiro da GDK S.A., atuando também como gestor de sua Recuperação Judicial.

Conselho Fiscal

A Companhia terá um Conselho Fiscal composto de no mínimo 03 (três) e no máximo 05 (cinco) membros efetivos e igual número de suplentes, o qual funcionará em caráter não permanente.

O Conselho Fiscal, quando instalado, terá as atribuições previstas em lei, sendo indelegáveis as funções de seus membros.